• Redação

Quanto custa um consultório? parte 3: Gastos mensais

Atualizado: 3 de Mai de 2018

Enfim chegamos ao último dos posts da série "Quanto custa um consultório?", nele vamos analisar aquele tipo de custo que a longo prazo vai ser o mais relevante para sua profissão e a referência para ver se vale a pena continuar do jeito que está fazendo. Os gastos mensais!


Veja também:


Finalmente você conseguiu seu consultório novinho e preparou ele do jeito que você queria para exercer melhor sua profissão, com seu consultório cheirando novo chega a hora de começar a atender! Porém, na rotina da clínica, não existem só os ganhos provenientes das consultas, existem também as indesejadas "contas", mas, afinal, quais são?


A seguir vamos mostrar os custos principais que você, profissional da saúde, precisa ter em mente quando estiver planejando o seu futuro financeiro.


Primeiramente, temos os gastos referentes à utilização do imóvel que incluem aluguel, condomínio, conta de luz, conta de água e IPTU. Para um espaço de 40 m² (suficiente para um consultório mais uma recepção) em um prédio comercial, já de acordo com as exigências da vigilância sanitária, a soma dessas contas ficaria em torno de R$ 2.584,00.


Depois temos que considerar os insumos necessários para o funcionamento do dia a dia do seu estabelecimento. Além dos gastos mais evidentes como internet e telefone é essencial lembrar de todos os detalhes, incluindo gastos com álcool em gel, copos descartáveis e, até mesmo, tinta da impressora. Nossa estimativa é que seu gasto mensal com esses itens fique por volta de R$ 406,50.


Por último os gastos com funcionários. Não se esqueça dos direitos trabalhistas e tributos envolvidos, na prática eles fazem o custo do empregado quase dobrar em relação ao salário! Para simulação usada nesse post consideramos 2 diárias de diaristas para a faxina e uma recepcionista em tempo integral. Somando o custo seria de aproximadamente R$ 4.000,00.


A seguir se encontra uma lista completa com os valores estimados que encontramos para todos os gastos envolvendo a operação mensal de um consultório (gastos periódicos com duração diferente de um mês foram corrigidos ou rateados) :


  • Aluguel da sala de 40 m²: R$ 1.500,00

  • Condomínio: R$ 400,00

  • Conta de Luz: R$ 500,00

  • Conta de água: R$ 100,00

  • IPTU: R$ 84,00

  • Café: R$ 22,00

  • Açúcar e adoçante: R$ 12,50

  • Copos descartáveis: R$ 10,00

  • Sabonete liquido: R$6,00

  • Papel interfolha (para secar a mão): R$ 20,00

  • Papel higiênico: R$ 5,00

  • Detergente: R$ 2,00

  • Álcool em gel: R$ 9,00

  • Rolos de papel (para a maca): R$20,00

  • Sacos de lixo: R$ 15,00

  • Tinta de impressora: R$ 120,00

  • Papel sulfite: R$ 25,00

  • Limpeza do consultório (2x na semana): R$ 1.000,00

  • Telefone e Internet: R$ 140,00

  • 1 Recepcionista e Encargos Trabalhistas: R$ 3,000,00

TOTAL: R$ 6.990,50 por mês!




Os gastos mensais podem ser bem elevados, como você viu acima! Existem alternativas para você ter seu próprio consultório, como salas compartilhadas que oferecem os serviços de agendamento, limpeza, gestão do negócio até mesmo ajudam na publicidade! Já pensou em não ter que se preocupar em pagar todas as contas todos meses e só atender? Venha conhecer a Uffizi Saúde, temos todas essas vantagens a um preço justo.

Qualquer dúvida é só deixar um comentário embaixo, responderemos com o maior prazer!



116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo