• OCK MÍDIA

Quando devo procurar um hospital?

UPA, UBS, consultório particular, hospital. Qual unidade de atendimento procurar? A resposta é: depende.

Depende da gravidade, da necessidade e até mesmo do horário.


A UBS (Unidade Básica de Saúde), por exemplo, só atende consultas previamente agendadas e presta serviços de atenção primária (vacinação, troca de curativos, etc.) em horário comercial.


Já a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), é o estabelecimento que recebe o paciente que é encaminhado da UBS, após ser constatada a necessidade de um atendimento com maior complexidade. O atendimento nessas unidades ocorre 24h, sete dias da semana. Na UPA não há internação, ou seja, os pacientes mais graves são estabilizados ali e encaminhados para um hospital em seguida.


O hospital, por sua vez, atende casos onde há a necessidade de cirurgias ou exames complexos. A função desse estabelecimento é atender, prioritariamente, casos em que há risco de morte (emergência) e acidentes com fraturas, por exemplo (urgência).


Mesmo com essas definições de atendimentos e locais, algumas pessoas ficam confusas sobre para onde se deslocar quando precisam de atendimento. Para ajuda-las nessa questão, a dica é: procure (ou encaminhe seu amigo, parente, etc) a um hospital quando apresentar algum dos seguintes sintomas:

  • Febre alta

  • Dores agudas

  • Arritmia cardíaca

  • Perda de sentidos

É importante ressaltar que não se deve ignorar sintomas. Mesmo que o caso não exija a ida imediata do paciente a um hospital, não dar atenção aos sintomas pode trazer complicações. Por isso, agende uma consulta! Se você não sabe qual especialista procurar, marque um horário com um clínico geral, ele o encaminhará para outro profissional se julgar necessário.


Lembre-se sempre: correr para um hospital sempre que apresentar um sintoma menos grave aumenta filas e, com a aglomeração de pessoas, a exposição a doenças (e consequentemente ao contágio) é maior. Além disso, um caso sem tanta gravidade pode atrasar o atendimento de pacientes em situações de risco, que necessitam de uma solução imediata.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo