top of page
  • OCK MÍDIA

Médicos podem indicar farmácias?

Seu médico prescreveu uma medicação e indicou que você a adquirisse em determinada farmácia de manipulação? Se sua resposta foi sim, saiba que essa não é uma prática legal. E mais: quando o médico recebe comissão por essa indicação, a prática é considerada tráfico de drogas.


Indicar uma farmácia para o paciente não é uma prática considerada antiética apenas pelos Conselhos de Medicina; o Conselho Federal de Farmácia diz que farmacêuticos que oferecem comissões podem ser punidos com até um ano de suspensão dos direitos profissionais e, em alguns casos, com a cassação de direitos.


Além de não ser permitido que o médico indique farmácias para o paciente, os códigos de ética da Medicina e da Farmácia proíbem que seus inscritos exerçam as duas profissões simultaneamente, mesmo que o profissional tenha as duas formações. Ainda assim, diversas denúncias sobre essa prática têm ocorrido em todo o País.


O assunto causa polêmica, pois na visão de alguns profissionais, desde que o médico não receba benefícios por indicar determinado estabelecimento, a prática não deve ser considerada ilegal.


Independentemente da opinião do médico, deve-se levar em consideração a Resolução nº 1.246 do Código de Ética Médica, que traz em seus artigos 98 e 99 o seguinte:

"É vedado ao médico:


Art. 98. Exercer a profissão com interação ou dependência de farmácia, laboratório farmacêutico, ótica ou qualquer organização destinada à fabricação, manipulação ou comercialização de produtos de prescrição médica de qualquer natureza, exceto quando se tratar de exercício da Medicina do Trabalho.


Art. 99. Exercer simultaneamente a Medicina e a Farmácia, bem como obter vantagem pela comercialização de medicamentos, órteses ou próteses, cuja compra decorra de influência direta em virtude da sua atividade profissional."

5.343 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page