• OCK MÍDIA

Hospitais Universitários

Conhecidos como hospitais-escola, os hospitais universitários são centros de formação mantidos por universidades.



No Brasil, os estabelecimentos cadastrados junto ao Ministério da Educação podem ser encontrados em uma lista disponibilizada no site do Conselho Federal de Medicina (CFM).


Nosso país conta com 46 hospitais universitários federais que, além da formação de profissionais, disponibiliza atendimento à população.


Essas instituições são de extrema importância, visto que algumas especialidades só são encontradas nelas.


Entre os hospitais universitários de destaque no Brasil, podemos citar:


  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde fica o Instituto de Psiquiatria;

  • Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, o primeiro da América Latina a realizar transplante de medula óssea;

  • Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, referência em cirurgias cardíacas em crianças e adultos;

  • Hospital Universitário Walter Cantídio (da Universidade Federal do Ceará), lider em transplantes de fígado na rede pública.


Para quem deseja se especializar no exterior, a grande vantagem é que em alguns países não há um vestibular para ingresso, como no caso da Argentina – país que conta com uma das 15 melhores universidades de medicina da América Latina.


Apesar da flexibilidade no ingresso, a grande desvantagem de cursar medicina ou passar pela residência médica fora do Brasil é validação do diploma. Alguns países tem esse processo menos burocrático, porém há outros bem rigorosos, como os Estados Unidos.


Seja qual for a decisão do futuro médico sobre o local para sua especialização, é importante que ele saiba que os hospitais universitários são fundamentais para sua formação, já que ali vivenciará o contato com a prática profissional e poderá conhecer tecnologias, equipamentos e a importância do atendimento humanizado.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo