top of page
  • OCK MÍDIA

Estrutura básica necessária para um consultório

Trabalhar em um espaço próprio é o desejo de muitos profissionais de saúde, porém estruturar o local requer atenção a pontos importantes.


Tudo começa com a escolha do local, que precisa ter uma sala de espera, uma recepção, salas de atendimento e banheiros. Se possível, escolha um lugar que tenha também uma copa e uma sala para administração. Além disso, priorize um imóvel bem localizado, ou seja, de fácil acesso e que ofereça opções de estacionamento, seja próprio ou parceiro (conveniado).


Após a definição do local, preocupe-se com mobiliário básico e decoração. Pense sempre em oferecer conforto e acolhimento aos pacientes, desde os assentos da sala de espera até a maca na sala de atendimento. As salas também devem ser estruturadas visando o conforto e praticidade dos médicos, pois é nesse local que eles passarão a maior parte do tempo.


Local definido, estrutura básica montada. O que vem a seguir? Equipamentos! Confira agora o que seu consultório deve ter antes de iniciar os atendimentos:


1. Estetoscópio: disponíveis em vários modelos - escolha o que melhor se adequa às diferentes especialidades da área.

2. Esfigmomanômetro: aparelho diferente de um medidor de pressão de farmácia e de hospitais – necessita de cuidados especiais no armazenamento e manuseio.

3. Negatoscópio: dependendo da especialidade, o aparelho será indispensável para

visualizar as radiografias.

4. Oximetro: importante para diagnosticar problemas respiratórios.

5. Estadiômetro e Régua Antropométrica: para realizar uma avaliação física completa.

6. Termômetro e balança: essenciais para médicos de qualquer especialidade.


Lembre-se: antes de adquirir qualquer material avalie o custo-benefício. Considere que é melhor ter um investimento inicial maior com materiais de excelente qualidade e que irão durar bastante tempo do que investir no mais barato, que pode gerar gastos com reparos.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page