top of page
  • OCK MÍDIA

Como médicos e profissionais de saúde autônomos devem estabelecer suas férias?

Profissionais autônomos - aqueles que tem seu próprio consultório ou clínica - são responsáveis pelo seu período de descanso, ao contrário dos trabalhadores CLT (que tem o direito a férias garantido por lei).


O profissional autônomo deve levar em conta que, sendo seu próprio “chefe”, ao se ausentar do trabalho não terá faturamento. Somando-se a isso, o medo de perder pacientes faz com que muitos médicos e demais profissionais da saúde prefiram não ter um período de folga. Porém, ao negligenciar este período, o profissional pode prejudicar sua produtividade e, consequentemente, sua saúde.


Escolher o melhor período para as férias requer planejamento. Para que o recesso não afete os negócios, o profissional deve analisar a demanda de seu consultório. Considere tirar férias no mesmo período que os pacientes. Festas de fim de ano, por exemplo, costumam representar uma queda de faturamento, já que é a época mais comum para viagens. Combinando a data de suas férias com a dos pacientes é possível organizar a agenda com mais facilidade, marcando os retornos e avisando a cada um sobre o recesso e data de seu retorno.


Suas finanças também devem ser organizadas com antecedência, pois será necessário que você analise as despesas e se programe para conseguir pagar as contas sem “surpresas’’, já que no período em que estiver ausente não haverá faturamento. Uma boa dica é agendar previamente o pagamento das contas junto ao seu banco, isso evita que você se esqueça de quitá-las e tenha que arcar posteriormente com juros e multas.


Se você decidir não ficar um mês inteiro fora, considere dividir as férias (15 dias em 2 ocasiões do ano). Um mês ausente, para algumas especialidades, pode mesmo ser muito tempo, pois nesse período podem ocorrer emergências e, para proporcionar mais segurança ao paciente, é melhor que você esteja disponível.


Não esqueça de que férias são revigorantes para qualquer trabalhador, porém o médico deve sempre se programar pensando também nos pacientes. Isso demonstra sua preocupação com a saúde deles. Lembre-se que paciente satisfeito sempre retorna e indica seus serviços!

499 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page