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Como fidelizar pacientes?

O mercado está cada vez mais competitivo, em todos os segmentos. A área da saúde não fica de fora - há muitas opções de profissionais e de planos de saúde e nesse cenário torna-se necessário utilizar estratégias que o diferenciem da concorrência, visando conquistar pacientes fiéis para a sua clínica.


A primeira dica para fidelizar seus pacientes é: mostre o quanto você se preocupa com o bem-estar deles. O paciente precisa se sentir acolhido para que retorne sempre e indique seus serviços. O famoso “boca-a-boca” é uma das ferramentas de Marketing mais eficientes, com o benefício de ser gratuita.


O segundo ponto importante para fidelizar pacientes é o atendimento - não só do médico, mas também das recepcionistas e da equipe como um todo. Um mau atendimento gera queixas e má reputação, em especial nos dias de hoje, onde as opiniões se propagam e “viralizam” por meio das redes sociais.


Além disso, preocupe-se em ser acessível. Se puder, disponibilize uma canal de atendimento (Whatsapp ou e-mail) para que seus pacientes possam esclarecer dúvidas, isso pode incentivá-lo a dar sequencia ao tratamento e causa uma boa impressão, pois demonstra que você está disponível para atender suas necessidades. Isso faz com que o paciente se sinta mais próximo, especial.


Não se esqueça do ambiente! É na sala de espera que o paciente tem a primeira impressão de sua clínica. O local deve proporcionar segurança e tranquilidade, visto que consultórios podem deixar algumas pessoas tensas.


Foque também em uma boa comunicação para fidelizar seus pacientes: mostre as especialidades e procedimentos oferecidos em cartazes ou murais na sala de espera e por meio das redes sociais, por exemplo.


A parte financeira também merece atenção quando se está em busca de estratégias para fidelizar pacientes. Por isso, facilite o pagamento! Disponibilize opções como máquina de cartão de crédito ou boleto. O paciente priorizará sua clínica se souber que ela oferece pagamento facilitado.


Busque sempre alternativas para agradar seus pacientes. Uma clínica médica é um negócio como qualquer outro e precisa de clientes para se manter ativa. Preocupe-se em oferecer seus serviços com excelência para ter a agenda sempre cheia!

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