• OCK MÍDIA

Como fazer a limpeza correta dos ambientes de sáude?

Todo mundo gosta de um ambiente limpo e perfumado, certo?

Mas será que os produtos de limpeza que usamos em casa são os mais indicados para a higienização dos ambientes ligados à área da saúde?



Na verdade, os produtos de limpeza para esse fim variam de acordo com o risco de infecção (áreas críticas, semicríticas e não críticas). Além disso, os produtos para a limpeza dos ambientes de atendimento também variam de acordo com o tipo de limpeza, ou seja, se o funcionário realiza uma limpeza corrente (em ambientes ocupados) ou uma limpeza terminal (após desocupação).


É fundamental que os funcionários encarregados da limpeza em clínicas e hospitais não misturarem produtos, pois detergentes neutros, soluções desinfetantes, neutralizadores de odor, ceras, hipoclorito de sódio, álcool 70% e água sanitária devem ser usados para sua correta finalidade.


Quando se trata de ambientes ligados à saúde, o ideal é treinar a equipe de limpeza, ressaltando que os cuidados com os locais de atendimento devem ser realizados em duas etapas:


1ª: Limpeza Nesse passo a equipe irá preparar o ambiente, fazendo a remoção de toda a sujeira da superfície (como poeira, por exemplo).

2ª: Higienização Também conhecida por sanitização ou desinfecção, deve ser feita após a limpeza. para a eliminação de micro-organismos vivos (como ácaros e bactérias).


A equipe deve fazer sempre a varredura úmida, para não provocar a presença de partículas em suspensão. É importante também iniciar a limpeza da área menos contaminada para a mais contaminada e limpar em sentido único (do teto para o chão), atentando-se para nunca atrapalhar a circulação de pessoas.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo