• OCK MÍDIA

Como calcular o valor da consulta?

Para muitos profissionais da saúde, abrir seu consultório e trabalhar por conta própria é mais vantajoso, já que além de definir seu próprio horário de trabalho, eles tem autonomia para precificar seus serviços.


Mas será que é simples determinar o preço de uma consulta e/ou um procedimento?


Na verdade, definir o preço da consulta médica pode não ser tão simples quanto parece. Pontos como tempo de carreira, currículo profissional, custos com estrutura, impostos, etc, influenciam diretamente na formulação do valor que deverá ser cobrado.


É bastante comum que os médicos se baseiem nas práticas de cobrança adotadas no mercado, tendo outras clínicas e profissionais da mesma especialidade como referência, visto que não há nenhuma regulamentação ou órgão que controle a precificação dos serviços de saúde. Mas essa consideração, de forma isolada, pode não ser a melhor alternativa, pois os custos para a manutenção de uma clínica são bastante variáveis (salários de funcionários, aluguel, equipamentos, etc). Portanto, o ideal para precificar suas consultas, é considerar:


1. Os gastos e a sua margem de lucro;

2. A realidade do seu paciente (poder aquisitivo do seu público-alvo);

3. A análise de mercado (valor cobrado pelos profissionais que atendem na mesma região e tem pacientes de mesmo perfil);

4. Sua estrutura;

5. O tempo médio gasto na consulta.


Lembre-se: saber quanto custa atender um paciente é imprescindível não só para determinar o valor das consultas, mas também para manter qualquer clínica ou consultório gerando lucro.

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo