top of page
  • OCK MÍDIA

Como ajustar a rotina após as férias?

Você já ouviu falar em “depressão pós-férias”? Sim, ela existe. E não é frescura! O esforço empregado para fazer tudo voltar ao normal pode causar sintomas como dor de cabeça, angústia, ansiedade, insônia e desânimo. Segundo um estudo feito pelo braço nacional da International Stress Management Association (Isma), esses sintomas surgem normalmente nas duas primeiras semanas de trabalho após as férias e atingem cerca de 23% dos brasileiros.

Sabendo dessa informação fica a pergunta: como ajustar a rotina após as férias? Confira algumas dicas:


  • Se você aproveitou o período para viajar, dê valor à volta para casa. Apesar de ser incrível dar uma pausa, é muito importante valorizar o aconchego do lar.

  • Recarregue as forças e restabeleça os bons hábitos. Vale meditar, alimenta-se bem, fazer caminhadas, etc. A intenção é deixar as pequenas coisas do dia-a-dia mais prazerosas.

  • Organize suas ferramentas de trabalho: limpe os arquivos desnecessários que estão no seu computador e nas gavetas da sua mesa. Além disso, reserve um tempo para conversar com sua equipe e saiba o que ocorreu durante seu recesso, leia e-mails, elabore uma lista de tarefas, etc. Isso o ajudará a definir prioridades e focar em assuntos urgentes.

  • Caso tenha ativado um sistema de agendamento online (para não perder pacientes enquanto você e seus funcionários estiveram ausentes), confirme todas as consultas para que não haja “buracos” em sua agenda causados por faltas ou desistências.

  • Avise os pacientes sobre seu retorno para que se sintam valorizados e possam se programar para o agendamento de retornos.

As dicas acima são importantes, porém é preciso que você tenha sempre em mente que seu trabalho é, além de sua fonte de renda, sua profissão, aquilo que exigiu dedicação, estudo e o ajudou a crescer também como ser humano. Por isso, não considere seu retorno como um castigo, mas sim como uma oportunidade para aprender e contribuir com as experiências vividas.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page