Você já ouviu falar em “depressão pós-férias”? Sim, ela existe. E não é frescura! O esforço empregado para fazer tudo voltar ao normal pode causar sintomas como dor de cabeça, angústia, ansiedade, insônia e desânimo. Segundo um estudo feito pelo braço nacional da International Stress Management Association (Isma), esses sintomas surgem normalmente nas duas primeiras semanas de trabalho após as férias e atingem cerca de 23% dos brasileiros.
Sabendo dessa informação fica a pergunta: como ajustar a rotina após as férias? Confira algumas dicas:
Se você aproveitou o período para viajar, dê valor à volta para casa. Apesar de ser incrível dar uma pausa, é muito importante valorizar o aconchego do lar.
Recarregue as forças e restabeleça os bons hábitos. Vale meditar, alimenta-se bem, fazer caminhadas, etc. A intenção é deixar as pequenas coisas do dia-a-dia mais prazerosas.
Organize suas ferramentas de trabalho: limpe os arquivos desnecessários que estão no seu computador e nas gavetas da sua mesa. Além disso, reserve um tempo para conversar com sua equipe e saiba o que ocorreu durante seu recesso, leia e-mails, elabore uma lista de tarefas, etc. Isso o ajudará a definir prioridades e focar em assuntos urgentes.
Caso tenha ativado um sistema de agendamento online (para não perder pacientes enquanto você e seus funcionários estiveram ausentes), confirme todas as consultas para que não haja “buracos” em sua agenda causados por faltas ou desistências.
Avise os pacientes sobre seu retorno para que se sintam valorizados e possam se programar para o agendamento de retornos.
As dicas acima são importantes, porém é preciso que você tenha sempre em mente que seu trabalho é, além de sua fonte de renda, sua profissão, aquilo que exigiu dedicação, estudo e o ajudou a crescer também como ser humano. Por isso, não considere seu retorno como um castigo, mas sim como uma oportunidade para aprender e contribuir com as experiências vividas.
Comments