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Clínica Médica: quais funcionários contratar?

O bom funcionamento, bem como a imagem de uma clínica, não depende somente dos médicos que nela prestam atendimento. O sucesso de um estabelecimento da área de saúde também depende (e muito) da maneira como os funcionários exercem suas atividades. Por isso, antes de abrir uma clínica, é importante saber quais profissionais contratar.

Para definir a quantidade de funcionários necessários você deve primeiro pensar no tamanho da clínica, afinal, quanto maior ela for, de mais pessoas você irá precisar.

Basicamente, os funcionários essenciais para uma clínica - além do médico responsável pelos atendimentos - são:


  • Auxiliar/Assistente/Ajudante: esse colaborador organiza e controla o estoque de materiais de trabalho do médico, além de poder acompanhar o profissional durante as consultas e exames em que ele necessite de ajuda.

  • Secretária/Recepcionista: ela cuidará dos agendamentos, cancelamentos e remanejamentos dos horários das consultas e será o primeiro contato do seu paciente ao chegar na clínica.

  • Auxiliar/equipe de limpeza: uma pessoa (ou equipe) para cuidar da higiene da clínica é indispensável para evitar contaminações e garantir que o espaço transmita confiança aos pacientes.

Profissionais como contadores, especialistas em marketing, recrutamento e seleção e demais funções administrativas também podem integrar o quadro de funcionários de uma clínica. Porém, hoje em dia, existem empresas especializadas nessas áreas – o que permite a contratação dos serviços por um período estabelecido em contrato. Isso pode ser interessante para diminuir os custos da clínica, visto que o vínculo empregatício costuma ser muito caro (e burocrático) para os empregadores.

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