Captar clientes é um desafio constante para clínicas e profissionais da saúde. Nessa busca, atender convênios pode ser uma alternativa, já que contribui para aumentar de forma rápida o número de pacientes.
Para médicos recém-formados ou clínicas novas o atendimento por convênios pode ser muito bom, por ainda não possuírem um nome estabelecido. Com uma agenda cheia, o profissional pode contar com uma renda mensal.
Uma vantagem em atender por convênios é a popularização da clínica ou do profissional, já que pacientes bem atendidos costumam indicar os médicos para amigos e conhecidos.
Outro ponto positivo é que, como nem sempre os tratamentos e exames são cobertos pelos planos, ao oferecer tudo em um só lugar a clínica pode conseguir aumentar seus ganhos.
É importante considerar também que ao enfrentar dificuldade econômica, os pacientes que priorizavam o atendimento particular tendem a procurar por profissionais que atendam seu plano de saúde.
Obviamente há desvantagens em atender por convênios e a principal é a questão financeira. Será necessário atender um número maior de pacientes por dia do que o profissional que atende somente particular.
Outro ponto que deve ser considerado é a burocracia, já que a maior parte dos planos exige o preenchimento de guias, tarefa que demanda tempo e atenção. As guias funcionam como “cheques”, e quando há erros no preenchimento pode ocorre a glosa, ou seja, o não pagamento do valor ao profissional por parte do convênio.
Para os profissionais que optam por não atender convênios uma opção é cobrar o valor particular orientando o paciente a pedir o reembolso junto ao convênio.
Antes de tomar qualquer decisão faça as contas e verifique se vale ou não a pena apostar neste tipo de atendimento. O importante é prestar o mesmo atendimento aos pacientes particulares e aos conveniados para que sua clínica tenha uma boa reputação e essa boa imagem se propague, aumentando o número de clientes e de receita para seu negócio.
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