São diversas as questões que envolvem um atendimento de qualidade aos pacientes e a pontualidade é uma que não deve ser deixada de lado.
Para o paciente, um médico pontual demonstra respeito, ou seja, a pontualidade está diretamente ligada ao atendimento humanizado. Com isso, o médico mostra que se preocupa e se importa com o bem estar de quem o procura. Além disso, transmite disciplina e confiança.
Além do médico, a clínica também ganha ao ser pontual, pois o tempo de espera reduzido consequentemente leva à satisfação dos pacientes e gera uma boa reputação, além de transmitir a imagem de organização.
A pontualidade no atendimento aos pacientes traz, ainda, benefícios econômicos, pois com os pacientes sendo atendidos no horário é menor o custo com horas extras dos funcionários.
Para que o atendimento na clínica ocorra nos devidos horários é necessário o empenho de todos os colaboradores, pois todos devem ter consciência que ser pontual significa respeitar a empresa e os pacientes. Sabemos que imprevistos e emergências acontecem, porém atrasos não devem se tornar um hábito.
Além de conscientizar colaboradores, é essencial que a clínica destaque ao paciente o quão importante é que ele também seja pontual, pois quando ele se atrasa compromete o horário dos profissionais e de outros pacientes que, assim como ele, necessitam de atendimento.
No dia do agendamento, o profissional deve orientar o paciente para que ele tenha sempre o telefone de contato da clínica, para que, caso haja imprevistos, possa ligar para comunicar seu atraso. É importante que a clínica imponha regras, para que o paciente não ache que se caso atrasar ou faltar sem avisar não haverá problema.
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